Os discípulos de Jesus marcaram a história do cristianismo. Mas além dos fatos conhecidos, existem detalhes e curiosidades que mostram ainda mais a profundidade do chamado que eles receberam. Veja agora 5 curiosidades que vão te surpreender e edificar sua fé.
1. Nem todos os discípulos aparecem falando nos Evangelhos
Apesar de serem parte dos Doze, alguns discípulos, como Simão, o Zelote, e Tadeu, não têm nenhuma fala registrada nos Evangelhos. Isso nos ensina que nem sempre quem aparece mais é o mais importante — todos têm seu valor no Reino.
2. Muitos tinham nomes repetidos
Havia dois Simões (Pedro e o Zelote), dois Tiagos (filho de Zebedeu e filho de Alfeu) e dois Judas (Iscariotes e Tadeu). Isso mostra que a identidade deles não estava no nome, mas na transformação que Jesus operou em suas vidas.
3. O chamado foi pessoal e direto
Jesus não recrutou discípulos em massa. Ele chamou cada um pessoalmente — “Siga-me!” — e isso continua sendo verdade hoje. O chamado de Cristo é individual, intransferível e cheio de propósito.
4. Eles ainda não entendiam tudo, mesmo andando com Jesus
Mesmo caminhando com o Mestre, os discípulos frequentemente não compreendiam o que Ele dizia (Lucas 18:34). Isso mostra que o discipulado é um processo, e Jesus tem paciência com nossas limitações.
5. O Espírito Santo foi quem completou o que faltava neles
Após a ascensão de Jesus, os discípulos ainda estavam com medo, escondidos. Foi somente no Pentecostes, com o derramar do Espírito Santo, que eles se tornaram ousados e inabaláveis. O mesmo Espírito continua atuando hoje, capacitando discípulos comuns para missões extraordinárias.