Confira nossa agenda

MINISTÉRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO EUCARÍSTICA EFATA.


Nossa envio missionário ocorreu no ano 2000, a partir do chamado de Deus a um determinado grupo de jovens, para que pudessem colocar os seus Dons a serviço da Evangelização. A primeira formação ministerial foi com a utilização do nome “Banda JACC” (Jovens a Caminho com Cristo) e esta fora composta por jovens ativos na vida em Comunidade, na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Campo Grande / RJ).

Em 2006, convocados pelo Pároco Luis Carlos Pereira, a então denominada “Banda JACC” recebe uma nova missão: lançar-se em águas mais profundas. Neste chamado, o Pároco, nosso dirigente espiritual desde o início, propõe que a banda busque alicerçar-se na “Adoração Eucarística” e que pedissem discernimento a Deus para este novo passo que ele propunha: tornarem-se um Ministério de Louvor.  E, durante um tempo de oração profunda, de discernimento vocacional e missionário, percebemos que o Ministério estava além de simplesmente tocar para Deus. Ser Ministério era transcender os limites dos muros da nossa Comunidade Paroquial, era se colocar a serviço de Deus e da Igreja, e irem sempre onde fosse chamado, na busca pela (re)conversão de tantos outros corações para Deus.

Neste mesmo ano, inspirados pelo Espírito Santo, aceitamos o chamado feito por Deus, usando como canal da graça o nosso Pároco, nos tornamos então: Ministério de Louvor e Adoração Eucarística Éfata.
A partir do nosso sim, ocorreu a Unção da nossa ministra de louvor, a Vanessa Rodrigues (vocalista): casada, mãe de dois filhos, dedicada aos desígnios de Deus. Enquanto ministra, recebe a missão de fazer esta transição de Banda para Ministério e começar a aprofundar a espiritualidade do grupo.

Quase em aproximadamente 2 anos seguintes, ocorre à Unção de mais dois ministros de louvor: Anderson Luis (baixista, casado, pai, trabalhador, um homem de oração forte e, que tem o desejo de resgatar almas para Deus, através de sua simplicidade e do seu amor em Louvar ao Senhor) e Rafael Pinheiro (guitarrista, casado com Priscilla, pai “babão convicto”, brincalhão, divertido, o cristão que aonde chega contagia a todos com a sua alegria, é o “doidinho” do Éfata, uma pessoa que para as coisas de Deus tem um lema específico: “Para Deus sempre o melhor, pois não há nada melhor do que sonhar os sonhos de Deus”.).

Os dois recebem então a missão de se tornarem protagonistas junto à Vanessa, neste novo processo de evangelização e a de guiarem este Ministério de Louvor e Adoração Eucarística, no caminho de encontro aos propósitos de Deus, sempre se colocando como Obra do Criador.

O Ministério também é composto pela jovem Joyce Rodrigues (tecladista, é a mascote do Ministério, filha da Sra. Rosangela, estudiosa, uma menina divertida, dona de um sorriso cativante, cresceu e amadureceu na fé junto com o Ministério).
Nesta nossa linda trajetória, repleta de testemunhos, provações e graças, mas sempre louvando ao Senhor, passamos por alguns lugares que tornaram-se muito importantes para todos nós:

- Magnificat – Feira Católica do RJ (1 a 9) – Evento organizado pela Paróquia Nossa Senhora das Graças (Campo Grande / RJ), que contou ao longo destes 9 anos de evento evangelizador, com a participação de vários ministérios, dentre eles: Rosa de Saron, Adriana, Ministério Adoração e Vida, Celina Borges, Olívia Ferreira, Frutos de Medjugorje, Ziza Fernandes, Cantores de Deus, The Flanders, entre outros.

- JMJ 2013 – O Ministério teve a satisfação e a honra de ser convidado a fazer parte de um dos momentos marcantes da nossa Igreja Católica, no Brasil, a Jornada Mundial da Juventude 2013. Na JMJ 2013, o Ministério Éfata animou catequeses na parte da manhã e, à noite, realizou diversas apresentações e louvores. Em todos os seus shows, a ideia principal era levar a alegria, oração e testemunho de Fé a todos os peregrinos, de diversas partes do Brasil, que estavam ali para louvar e glorificar o Santo nome de Deus.

Neste percurso biográfico evangelizador, o Ministério Efata vem escrevendo e permitindo sempre que Deus e Nossa Senhora possam ir delineando a nossa história. Acreditamos que com os nossos shows, louvores, pregações e evangelização, também fazemos parte da história da música católica, bem como de inúmeras pessoas, pois com músicas fortes, arranjos inspirados por Deus, testemunhos e principalmente a transmissão da alegria no Servir, buscamos sem cessar, fazê-los transbordar nos corações de quem se coloca a adorar juntamente conosco.

Em 2015, completamos a nossa alegria, ao lançar nosso primeiro CD independente, álbum intitulado “Mudanças”. Neste nosso primeiro trabalho, tivemos a alegria de contar com a participação especial do Carlão (Banda Shekinah), Leandro (Frutos de Medjugorje) e Paula Ramos (Ministério Servus do Rei).

O lançamento deste projeto sonhado por Deus e executado por nós, a partir da Sua Inspiração, foi em 06 de Setembro, deste ano, no Magnificat 9 – Feira Católica, em Campo Grande/Rio de janeiro, e, por providência de Deus, o Evangelho, neste dia, foi o de Marcos (7,31-37), que através desta passagem, apresenta a origem da escolha do nome que o Ministério carrega em honra e graça, “Olhando para o Céu, suspirou e disse: Éfata! Que quer dizer: Abra-te! Imediatamente seus ouvidos se abriram”. Esta data ficará para sempre marcada em nossa Vida Ministerial.


O Ministério também tem suas raízes na vida comunitária:

- Eventos e Encontros da RCC – o Ministério toca ativamente no Grupo de Oração Jesus Aliança Eterna (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Cpo. Gde. / RJ).

- Missas e Atividades Paroquiais – Toca todo o segundo domingo de cada mês toca na missa em sua Paróquia Nossa Senhora das Graças – Cpo. Gde. / RJ.

O Ministério de Louvor e Adoração Eucarística Éfata, têm buscado se fortalecer cada vez mais na caminhada cristã e evangelizadora e, para que isso aconteça, contamos com a ajuda e apoio de nossa Paróquia, que tem como padroeira, Nossa Senhora das Graças – primeira iconografia bíblica de referência à Nossa Senhora, com o amor e paciência de nossas Famílias, com o carinho de nossos intercessores do Grupo de Oração Jesus Aliança Eterna, pela força de nossos amigos, pelas comunidades de nossa Paróquia e por todos nossos irmãos que rezam incansavelmente para que o nosso Ministério seja essa fonte de alegria, testemunho de fé e de um Amor Incondicional à Deus e à Virgem Maria.
Acreditamos que a cada dia estamos amadurecendo na Fé. E, percebemos que a cada dia experimentamos, vivenciamos e testemunhamos o chamado de Deus ao nosso Ministério: de lançar-se em águas mais profundas.